Geografia Curiosa: The Gambia, um país de um rio

The Gambia é um país do qual eu nunca tinha ouvido falar. A pequena república africana se tornou independente da Inglaterra em 1965, quando ainda era um Reino. Declaração da república aconteceu de fato em 1970. Como a maioria dos países africanos, The Gambia tem péssimos indicadores humanos e econômicos (HDI, Gini, PIB per capita). A principal atividade econômica é a exportação de cocos, castanhas e derivados. A capital é Banjul, e o aeroporto internacional antigamente fazia parte dos locais de pouso de emergência do ônibus espacial americano.

O curioso mesmo é o território. Em toda sua extensão, The Gambia segue o rio Gambia, daí o nome. Só faz fronteira com o Senegal, e a oeste tem saída para o Oceano Atlântico.

The Gambia, mas pode chamar de país Minhoca, ou Intestino

E como a maioria das republiquetas africanas, The Gambia tem um ditador, Yahya Jammeh (ex-militar, desde 1994 no poder e disse que não vai sair porque Deus o colocou lá). O presidente-ditador carrega um título um tanto quanto pomposo: His Excellency Sheikh Professor Alhaji Dr. Yahya Abdul-Azziz Jemus Junkung Jammeh Naasiru Deen. Além de tudo isso, ele afirma que pode curar HIV e Asma com ervas.

Por: Slonik RafaelEm: junho 11, 2012 | Em Educação  |
Curta no Facebook:

Uma resposta para “Geografia Curiosa: The Gambia, um país de um rio”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *