Partido Rinoceronte do Canadá

Em 1963 foi fundado o Partido Rinoceronte do Canadá. Foi um partido de sátira que a principal promessa era prometer que não iria cumprir qualquer promessa.

O Partido dizia ser o descendente espiritual do Cacareco, um rinoceronte eleito para o Conselho da Cidade de São Paulo, Brasil, em 1958. Como seu líder, escolheram o rinoceronte do zoo local, Cornelius the First.

A corrente política do partido era colocada como Marxista-Lennonista como paródia aos partidos comunistas, uma vez que não se referia a Carl Marx e nem a Lênin, e sim ao comediante Groucho Marx e a John Lennon.

Apesar de nunca ter eleito um membro de governo, o Partido Rinoceronte conseguiu, em 1984, ser o quarto partido mais votado, o que foi humilhante para diversos partidos “sérios” menores e tradicionais do país.

Em 1993 as regras para partidos políticos mudaram e exigiam pelo menos 50 concorrentes nas eleições ao custo de $1000 por candidatura. O Partido Rinoceronte foi contra, não aceitou as novas regras e consequentemente foi dissolvido, chegando ao seu fim político.

Por: Slonik RafaelEm: outubro 7, 2013 | Em Política  |
Curta no Facebook:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *